V CONPDL – Leituras interdisciplinares sobre violências de gênero: o remorso de baltazar serapião de valter hugo mãe

 

 

Com o tema “Leituras interdisciplinares sobre violências de gênero: ‘o remorso de baltazar serapião’, de valter hugo mãe“, em sua quinta edição, o CONPDL se propôs a promover o diálogo entre a Psicanálise, o Direito e a Literatura no que diz respeito às violências de gênero.

A obra literária eleita para esta edição foi o romance “o remorso de baltazar serapião“, de valter hugo mãe, que aborda, entre outros temas, o amor de um homem por uma mulher em meio a uma cultura patriarcal que supervaloriza os sentimentos dos homens em detrimento do reconhecimento da condição das mulheres como sujeitos de direito e de desejo. O livro representou no V CONPDL um aporte literário para se trabalhar as violências de gênero sem pretender ser a única via para discutir essa questão sob os olhares da Psicanálise, do Direito e da Literatura.

O V Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura aconteceu na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dia 14 e 16 de setembro de 2016 e foi um verdadeiro sucesso! O evento promoveu uma discussão interdisciplinar muito potente e interessante sobre as violências de gênero que, certamente, teve impacto na visão de mundo e atuação profissional de estudantes e profissionais das mais variadas àreas do conhecimento, em especial na Psicanálise, no Direito e na Literatura.

 

Anais do evento

Os anais do V Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura estão em fase de elaboração.

Se você apresentou trabalho no evento, veja a seguir as instruções para o envio do seu trabalho:

————————————————————————————————————

Os textos completos para publicação nos anais do V Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura devem ser enviados para o e-mail conpdl@gmail.com até o dia 10 de outubro de 2016 com o assunto: Anais – V CONPDL.

Os trabalhos devem conter de 10 a 15 páginas no total, obedecendo as normas da ABNT para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho (fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5; margens 3 esquerda e superior, 2 direita e inferior) e as normas APA/6ª Edição para citações, referências, tabelas e quadros.

A folha de rosto deve conter título, seguido dos nomes das autoras e autores (e uma breve apresentação em notas de rodapé), resumo de até 150 palavras e 4 (quatro) palavras-chave.

Os trabalhos não terão o seu conteúdo revisado ou modificado, sendo de inteira responsabilidade das autoras e autores.

Qualquer dúvida, entrar em contato com a Comissão Científica do V CONPDL através do e-mail: conpdl@gmail.com.

———————————————————————————————————-

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>