VIII CONPDL – Vicissitudes do envelhecer: diálogos a partir de Diário de uma boa vizinha

Nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2019, teremos a oitava edição do Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura: o CONPDL, abordando desta vez o tema das velhices. O “VIII CONPDL – Vicissitudes do envelhecer: diálogos a partir de Diário de uma boa vizinha” será realizado no Centro de Atividades Didáticas 2 da UFMG (CAD 2/ UFMG) e está sendo organizado por uma equipe de psicólogas e psicólogos em diferentes níveis de formação (professores, doutoras e doutores, mestras e mestres, estudantes da graduação e da pós-graduação, e profissionais da psicologia). O nosso interesse comum é o diálogo com profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas do congresso (Psicologia, Psicanálise, Direito e Literatura), e com profissionais que atuam na rede pública e privada prestando serviços a pessoas idosas no campo da saúde, da assistência social, e de áreas afins pertinentes para a temática.

O VIII CONPDL convida ao debate sobre o tema das velhices levando em conta os aspectos individuais e sociais, psíquicos, políticos, históricos e legais referentes à saúde, à saúde mental, à cidadania, à sexualidade, às questões de gênero e raça, às políticas públicas, ao atravessamento das violências sofridas, dentre outros, tendo em vista reflexões sobre a complexidade e a heterogeneidade das velhices no Brasil. Dessa forma, objetivamos fomentar estudos, pesquisas e comunicações que favoreçam atuações profissionais mais capacitadas e comprometidas com as pessoas idosas.

Mantendo o convite à leitura de um livro que mobilize a discussão ampla sobre o tema, este ano foi escolhido o romance O diário de uma boa vizinha, de Doris Lessing (1983, Editora Record). O livro aborda a relação entre uma idosa e sua vizinha, apresentando diversas nuances referentes ao que esse contato pela via do cuidado, atravessado pela velhice de uma delas, mobiliza em cada uma e, a partir disso, tangenciando pontos preciosos para a importante reflexão quanto às vicissitudes do envelhecer. A leitura do livro não é obrigatória e os trabalhos não têm que abordá-lo, necessariamente. Nossa intenção é propor um espaço de diálogo entre diferentes campos de saber sobre um tema tão relevante como é o das velhices em sua multidimensionalidade.

 

About CONPDL

O Congresso Nacional de Psicanálise de Psicanálise, Direito e Literatura é um evento anual que aborda um tema de significativa relevância social a partir de uma narrativa literária, contemplando-o pelas três áreas do conhecimento que lhe dão nome. O objetivo do congresso é promover pesquisa e disseminar conhecimento; o fruto desse trabalho é compilado em anais disponíveis no site.
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Facebook comments:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>